MELHOR AGRO - SDI SÍTIO DO IMPERADOR Fonte : O Globo
Alguns trabalhadores Rurais ainda resiste e mantém a Agricultura Familiar na Zona Oeste do Rio. É possível ainda Encontrar um pedaço de terra e iniciar o cultivo.
Sítio do Imperador.
Foto Aérea do Sítio do Imperador
Localizado as margens do Rio - Canal da Ponte Branca Onde se implantou a Edificações de Prédios residenciais em área Rural Urbana. Ao lado esquerdo do canal existe outra propriedade e posterior o Condomínio de Edifícios Verona. Informações de que ao lado do Verona será Construído um Grande Shopping Center com Lojas de Departamento. Essa construção está prevista para 2028 e a área Agrícola será tomada por piso de concreto matando completamente o espaço verde. Isso vai impactar em destruição da mata nativa e retirada de animais e aves da região, acabando com seu habitat Natural.
Não só a agressão ao sistema ecológico e seus benefícios, impacta diretamente no plantio onde a circulação do AR poderá influenciar no desenvolvimento agrícola. Além deste, outros fatores, o cangaço urbano que ataca as regiões por meio de grilagem de terra e expulsão de posseiros a força com emprego de forte armamento.
Tudo isso vem castigando a Zona Oeste como um todo, a dificuldade de muitos proprietários de terra que são obrigados a deixar suas propriedades diante de ameaça desses grupos de mal feitores que vem tomando sítios e fazendas na marra. Principalmente daqueles que não tem nenhuma documentação são mais propícios a este tipo de assalto.
Por outro lado a dificuldade no registro provocados por cartórios e até mesmo escrivãs que querem e desejam se beneficiar da miséria alheia, com cobranças astronômicas para elaborar uma Declaratória de Posse.
A paisagem Rural é bonita de se ver e deve ser preservada, pois parte de alimentos produzidos ainda dos proprietários que resistem, são colocados nas bancas do CEASA / RJ, e distribuído por todo Rio de Janeiro, Supermercados, Hortifrúti e Feiras Livres.
As Feira livres são muito importante, mas o que se vê é uma diminuição dástricas das feiras livres. Pois são muitas invasões de terras por grupos de cangaço urbano que cercam propriedades inteiras não produzem nada e quando baixa a poeira aproveitam para formar loteamentos com terras alheia. Por isso a diminuição das feiras livres, no futuro que poderá mais não existir.
Quando você ouve falar em feira é que existe por trás trabalhadores rurais. Pessoas que de domingo à domingo, acordam às 04:00 da manhã para levar o alimento até a mesa do consumidor.
Deve haver o máximo de incentivo do Governo Federal, Do Governo Estadual e do Governo Municipal, para fomentar cada vez mais o plantio e o homem do campo.
Feira de Santa Cruz
Local: Rua Campeiro Mor com Reta da Base, Santa Cruz
Dia: Terça-feira
Horário: 6h às 17h
Para quem acorda cedo e quer consumir frutas e legumes fresquinhos, a feira de Santa Cruz traz uma grande variedade de hortifrúti toda terça-feira, a partir das 6h.
Feira de Bangu
Local: Rua Clemente Ferreira, Bangu
Dia: Sábado
Horário: 8h às 18h
Famosa pelos preços baixos, a Feira Livre de Bangu foi reconhecida pela Lei Municipal nº 6.211, de 28 de junho de 2017, como uma feira de interesse cultural, social e turístico para o município do Rio de Janeiro.



